terça-feira, 28 de julho de 2015

ATIVIDADE 2-7 - PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PROINFO INTEGRADO
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC


ALBERTINA BEZERRA LINHARES BARBOSA
CELINE MARIA DE SOUSA AZEVEDO
DEUZANIRA DOS SANTOS MONTELO
MARIA JOSÉ CORDEIRO DE SOUSA


ATIVIDADE 2.7 – PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM HIPERTEXTO



Trabalho apresentado ao Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, como Atividade 2.7 do Módulo II.
                                                  
                                                                       Tutora: Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa



  
Itapecuru - Mirim
2015


1. TEMA: As TIC como ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem: Uma proposta interdisciplinar com hipertexto.

  1. DETONADOR
Poema: Balada do amor através das idades – Carlos Drummond de Andrade. (Ver Anexo Único)


3. OBJETIVOS
3.1 GERAL   
Ø  Utilizar as Tecnologias de informação e Comunicação – TIC, como ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem.
3.2 ESPECÍFICOS
Ø  Desenvolver atividades variadas, em algumas disciplinas do Currículo do Ensino Médio, a fim de incentivar o uso das TIC no espaço escolar;
Ø  Integrar as diversas disciplinas do Currículo, no sentido de enriquecer os conteúdos a serem abordados em sala de aula.
3.2.1 Objetivos em Língua Portuguesa:
Ø  Despertar no educando o gosto pela leitura e pela escrita;
Ø  Levar os alunos à produção de textos narrativos, histórias em quadrinhos, paródias, charges, poemas e crônicas;
Ø  Ler e interpretar o texto “Balada do amor através das idades”, de Carlos Drummond de Andrade;
Ø  Identificar as principais características do texto literário e os níveis de leitura;
Ø  Reconhecer o gênero literário Narrativa, identificando os tipos de narrador;
Ø  Reconhecer os tempos verbais.

4. PÚBLICO-ALVO
Ø  Alunos da 1ª série do Ensino Médio.

5. CONTEÚDOS

Ø  Leitura e Produção Textual
Ø  Edição de Textos orais e escritos
Ø  Análise e reflexão sobre a língua
Ø  Gêneros Textuais
Ø  Coerência e Coesão Textual
Ø  Tempos verbais
Ø  Níveis de leitura de um texto literário
Ø  A Narrativa e Tipos de Narrador
Ø  Gêneros Literários
6. TEMPO ESTIMADO: 1 mês

7.      RECURSOS E MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS
Ø  Computador com Internet - para pesquisas complementares, digitação e edição de imagens e textos;
Ø  Material impresso - livros didáticos e paradidáticos, revistas em quadrinhos e  jornais, para leituras e pesquisas;
Ø  TV e DVD - para exibição dos filmes e documentários; 
Ø  Filmes, a serem indicados pelos professores, com as temáticas a serem trabalhadas;
Ø  Documentários – pesquisas complementares sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade e a história das personagens citadas no texto;
Ø  CDs de músicas – para audição das músicas a serem trabalhadas
                                                                                                     
8. METODOLOGIA     
Ø  Cada professor, em sua respectiva disciplina, deve, a partir do texto escolhido como detonador, desenvolver as atividades sugeridas, procurando alcançar os objetivos explicitados. Para tanto, deve recorrer diversas estratégias, que vão desde a aula expositiva dialogada, aos trabalhos individuais e em grupo, seminários, etc.
Ø   Cabe ao(s) professor(es) de língua Portuguesa e Literatura, dar(em) o primeiro passo, a fim de que os colegas, possam pegar o “gancho” e desenvolver a sua disciplina, procurando integrar os conteúdos, fazendo com que haja interação e interação entre eles.
Ø  Para que os alunos percebam a diferença entre o texto convencional e o hipertexto, a atividade deve começar com a leitura do texto impresso. Após a leitura, os professores devem incentivar os alunos a analisarem a obra de Drummond e tentar fazer os “links” com o passado e o presente, nos vários contextos apresentados no texto. Em seguida (na mesma aula ou em outra, conforme o planejamento do professor e o tempo da aula), os alunos acessarão o Blog do professor ou da turma, previamente criado e onde o texto está postado, com os links de acesso aos períodos históricos, às músicas, filmes, imagens e outros elementos que podem remeter ao conteúdo do texto e à proposta de cada disciplina, a fim de que os alunos possam visualizar, ouvir, sentir e externar as suas percepções.
Ø  É válido que o professor questione os alunos sobre o texto impresso e o hipertexto online, levando-os a novos questionamentos sobre a leitura, o texto, o contexto e o hipertexto. Como trata-se de uma proposta de trabalho interdisciplinar, cada professor pode criar os links que deseja explorar com a turma, sempre criando um outro link com as demais disciplinas, ou seja, de forma interdisciplinar.
Ø   
9. SUGESTÃO DE OBJETIVOS/ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM ALGUMAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO.
 9.1 Objetivos/Atividades em História (Sugestão)
Ø  Identificar a época em que se desenrolam as ações descritas em cada estrofe do poema, reconhecendo as personagens e fatos narrados, bem como relacioná-los com o contexto atual;
Ø  Pesquisar a História da Guerra entre Gregos e Troianos.
  9.2 Objetivos/ Atividades em Geografia (Sugestão)
Ø  Fazer uma busca, com a ajuda do Google Earth, dos lugares citados no poema, identificando continentes, países, idiomas, dentre outras características.
  9.3 Objetivos/Atividades em Arte (Sugestão)
Ø  Dramatizar as cenas narradas no poema;
Ø  Desenhar, com a ajuda de um aplicativo de desenho (imagem), como o Paint (Windows) e o Tuxpaint (Linux Educacional), cada estrofe do poema, em quadrinhos, por exemplo.
Ø  Fazer charges de alguns personagens;
Ø  Assistir a filmes que contem as histórias narradas em cada cena. Exemplo: TRÓIA – retrata a polêmica guerra entre Gregos e Troianos; BEN-HUR, O GLADIADOR, A CRUZADA- contam a saga dos cristãos e a perseguição romana; ROMEU E JULITA – Clássico de Shakespeare que conta a história de um amor impossível; SHAKESPERE APAIXONADO – uma releitura de Romeu e Julieta; UM AMOR PARA RECORDAR – Romeu e Julieta moderno, dentre outros.

9.4  Objetivos/Atividades em Sociologia
Ø  Estudar as relações sociais: o amor, o namoro, o casamento, a amizade e os seus opostos: guerra, ódio, inimizade, etc.

10. PERÍODO DE REALIZAÇÃO
* As atividades deverão ser realizadas conforme a carga horária de cada disciplina, preferencialmente, de forma simultânea, a fim de que não se perca o de vista, o tema detonador que é o poema de Drummond.

11. AVALIAÇÃO

            A avaliação deve ser feita em todas as atividades propostas em cada disciplina, por cada professor, onde se deve verificar os avanços e retrocessos, a fim de intervir no momento certo e evitar os possíveis fracassos, caso os alunos não sejam bem orientados. Deve-se levar em consideração a criatividade dos alunos, a pró-atividade, o trabalho individual e em grupo, além da absorção dos conteúdos estudados.
  

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. & PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito Tecnologias na Educação - 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013.

AMARAL, Emília. Et al. Novas Palavras Português - Ensino Médio. Volume Único. São Paulo, FTD, 2006.

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. Curso de Formação Continuada em. Módulo Gestão Integrada de Mídias na Educação (CD ROM). Universidade Federal do Maranhão – UFMA, 2009.



ANEXO ÚNICO

Poema

Balada do Amor através das Idades

Eu te gosto, você me gosta
desde tempos imemoriais.
Eu era grego, você troiana,
troiana, mas não Helena.
Saí do cavalo de pau
para matar seu irmão.
Matei, brigamos, morremos.

Virei soldado romano,
perseguidor de cristãos.
Na porta da catacumba
encontrei-te novamente.
Mas quando vi você nua
caída na areia do circo
e o leão que vinha vindo,
dei um pulo desesperado
e o leão comeu nós dois.

Depois fui pirata mouro,
flagelo da Tripolitânia.
Toquei fogo na fragata
onde você se escondia
da fúria de meu bergantim.
Mas quando ia te pegar
e te fazer minha escrava,
você fez o sinal-da-cruz
e rasgou o peito a punhal...
Me suicidei também.

Depois (tempos mais amenos)
fui cortesão de Versailles,
espirituoso e devasso.
Você cismou de ser freira...
Pulei muro de convento
mas complicações políticas
nos levaram à guilhotina.

Hoje sou moço moderno,
remo, pulo, danço, boxo,
tenho dinheiro no banco.
Você é uma loura notável,
boxa, dança, pula, rema.
Seu pai é que não faz gosto.
Mas depois de mil peripécias,
eu, herói da Paramount,
te abraço, beijo e casamos.
(Carlos Drummond de Andrade, in 'Alguma Poesia' )
NOTA: Este projeto foi elaborado durante o Curso Mídias na Educação, em 2009, para a disciplina Língua Portuguesa, porém, o mesmo foi adequado à atividade com o Hipertexto, proposta no Curso TIC na Educação 2015. As colegas Albertina, Maria José e Deuzanira participaram contribuindo com as sugestões de atividades e metodologias nas demais disciplinas apresentadas, dentre outras adequações e atualizações.
Att.

Celine Azevedo

Curso TIC - 2015

Atividade 2.5 - Reflexão sobre hipertexto


Um hipertexto é grosso modo, um texto ampliado, ou seja, um texto composto de vários outros textos, tendo em vista que as informações são descentralizadas, com múltiplas hierarquias, o que permite ao leitor estabelecer inúmeras conexões, trilhando assim, novos caminhos. A leitura torna-se mais dinâmica e interativa, já que através dos links, o leitor poderá acessar novos textos, imagens, sons e contextos, criando novas conexões. Dada a sua heterogeneidade, o hipertexto torna leitura e escrita, processos dinâmicos, diferentes do modo tradicional com o qual estávamos acostumados. A leitura linear dá espaço a um emaranhado de conexões, refletindo assim, no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita. Por tudo isso, precisamos conhecer a “identidade” do hipertexto, sua estrutura, seu uso, enfim, aprender a ler e escrever na cultura digital requer de nós adquirirmos competências e habilidades para utilizar as tecnologias e todas as suas ferramentas, o hipertexto é uma delas.



 
Imagem obtida no Google