segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A INTERNET É LUGAR DE PLÁGIO OU DE AUTORIA?

INTERNET É LUGAR DE AUTORIA OU PLÁGIO?

“Sendo a tecnologia uma dinâmica ambígua, pode servir para qualquer coisa; oferece, contudo, grandes oportunidades desde que não se perca o olhar questionador”.
(Pedro Demo)

Os ambientes virtuais de aprendizagem como o e-mail, o blog, o chat, as wikis e fóruns, etc, são ferramentas viáveis para a dinamização do processo ensino-aprendizagem, pois podem servir para a transformação do espaço de sala de aula,num espaço interativo e colaborativo. No entanto, é preciso que haja um certo “controle”, a fim de que tais objetos de aprendizagem não se transformem em objetos de “desaprendizagem”.
Em seu texto “Habilidades do Século XXI, Demo destaca que as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), nos lançam a novos desafios, dada a urgência da nova sociedade que se forma. O autor cita, ainda, a questão das novas alfabetizações, sugerindo que não basta mais somente saber ler, escrever e contar, pois há outras motivações para a alfabetização as quais tem como eixo a “fluência tecnológica”. Nesse aspecto, o autor destaca que é preciso que a pedagogia direcione a tecnologia e não que fique a reboque dela.
Quanto à autoria, Demo destaca: “Não somos inovadores, mas consumidores de inovações”. Nessa ótica, a autoria é pensada como aquilo que o sujeito consegue adquirir a partir das informações que obtém, ou seja, é preciso que ele vá além da posição de consumidor de programas e informações e passe a ser um criador de informação, adquirindo a habilidade desconstruir e reconstruir habilidades, numa postura de sujeito participativo/reconstrutivo.
Nesse sentido, trabalhar a autoria na versatilidade tecnológica requer que se faça uso de softwares que implicam a participação ativa do “usuário”, que deixaria de ser apenas usuário para ser partícipe. Demo destaca os blogs e wikis como ambientes de publicação e elaboração de textos que podem ser utilizados na concepção da autoria. O próprio ato de fazer escolhas ao percorrer um hipertexto, clicando em elos de conexão e, assim, seguindo para outros textos e outras leituras e inventando um percurso particular, seria já uma forma de escrita ou de autoria. Leitor e autor seriam, sob esse ponto de vista, uma coisa só ou, melhor dizendo, a mesma pessoa.

Para Demo, a construção coletiva tem um destaque importante, quando se trata da questão da autoria crítica e autocrítica. “Saber pensar não se restringe mais a uma atividade recolhida, ensimesmada, produto de uma cabeça privilegiada, mas assume o desafio de tornar-se jogo coletivo”.
Outro destaque dado pelo autor diz respeito ao papel docente, onde destaca que é preciso que o professor esteja envolvido com a aprendizagem profunda do aluno na condição de orientador e avaliador, além de motivador.
Diante de todas as reflexões a respeito das idéias de Demo, pode-se concluir que os ambientes virtuais de aprendizagem e todas as ferramentas de autoria que disponíveis na web, podem ser utilizadas como ferramentas auxiliares do e no processo de ensino-aprendizagem. Porém, dada a multiplicidade de interações propiciadas pela Internet, é preciso cautela nas ações a serem desenvolvidas por professores e alunos e principalmente, que todos estejam preparados e saibam lidar com os ambientes interativos.
Para evitar o plágio e o reuso de informações, cabe aos professores tomarem consciência do problema e se prepararem para evitar que a falta de ética se torne normal em sala de aula. É preciso que estejam “antenados”aprendendo a manusear os objetos midiáticos utilizados pelos alunos em seus projetos, procurando intervir no momento oportuno, para evitar que a tecnologia se transforme em instrumento de banalização do conhecimento, ao invés de instrumento de acesso ao conhecimento.

REFERÊNCIAS

Curso de Especialização Tecnologias em Educação. Oficina: Projeto Pedagógico Utilizando Ferramentas de Autoria. Conteúdo do Módulo. CCEAD/PUC – RIO/MEC, 2010.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação. Oficina: Projeto Pedagógico Utilizando Ambientes Interativos Virtuais - Algumas Idéias Sobre o Uso Pedagógico da Tecnologia. Unidade 3. Conteúdo do Módulo. CCEAD/PUC – RIO/MEC, 2010.
DEMO, Pedro. Habilidades do Século XXI. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008.

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