quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Atividade2.10- Registro digital da atividade

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Nome das cursistas: Albertina Linhares, Celine Azevedo, Deuzanira Montelo, Mª José Cordeiro
Tutora: Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa

1- Descrição do Projeto:

Tema:

As TIC como ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem: Uma proposta interdisciplinar com hipertexto.

Conteúdos:
ü  Leitura e Produção Textual
ü  Edição de Textos orais e escritos
ü  Análise e reflexão sobre a língua
ü  Gêneros Textuais
ü  Coerência e Coesão Textual
ü  Tempos verbais
ü  Níveis de leitura de um texto literário
ü  A Narrativa e Tipos de Narrador
ü  Gêneros Literários

Objetivo Geral:

Ø  Utilizar as Tecnologias de informação e Comunicação – TIC, como ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem.

Objetivos Específicos:

Ø  Desenvolver atividades variadas, em algumas disciplinas do Currículo do Ensino Médio, a fim de incentivar o uso das TIC no espaço escolar;
Ø   Integrar as diversas disciplinas do Currículo, no sentido de enriquecer os conteúdos a serem abordados em sala de aula.
Recursos:

Ø  Computador com Internet - para pesquisas complementares, digitação e edição de imagens e textos;
Ø  Material impresso - livros didáticos e paradidáticos, revistas em quadrinhos e jornais, para leituras e pesquisas;
Ø  TV e DVD - para exibição dos filmes e documentários;
Ø  Filmes, a serem indicados pelos professores, com as temáticas a serem trabalhadas;
Ø  Documentários – pesquisas complementares sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade e a história das personagens citadas no texto;
Ø  CDs de músicas – para audição das músicas a serem trabalhadas

Avaliação:

             A avaliação deve ser feita em todas as atividades propostas na disciplina, onde se deve verificar os avanços e retrocessos, a fim de intervir no momento certo e evitar os possíveis fracassos, caso os alunos não sejam bem orientados. Deve-se levar em consideração a criatividade dos alunos, a pró-atividade, o trabalho individual e em grupo, além da absorção dos conteúdos estudados.

 2- Características da Turma:

Este projeto está sendo desenvolvido em 4 etapas:
1-      Atividades em sala de aula;
2-      Atividades na sala de vídeo;
3-      Atividades no LIED;
4-      Apresentação dos resultados, culminância.
Tendo como público-alvo os 35 alunos da 1ª série do Ensino Médio do CE Wady Fiquene- CAIC, com orientação das professoras multiplicadoras Albertina, Celine, Deuzanira e Mª José.

3- Desenvolvimento:
1ª Etapa
ü  Atividades em sala de aula: leitura e interpretação do texto com a análise das ações descritas em cada estrofe do poema, identificação das personagens e fatos narrados, etc.
ü  Identificação dos contextos apresentados no texto relacionando com o contexto atual.

2ª Etapa:
No LIED:
ü   Pesquisa sobre a biografia do autor, pesquisa em outros formatos tais como: vídeos, ilustrações.
ü  Digitação de texto – paródias e paráfrase, quadrinhos e charges;
ü  Criação de slides com ilustrações das personagens e fatos narrados.

3ª Etapa:
Na Sala de Vídeo:
Apresentação dos slides e vídeos dos alunos;

4ª Etapa:
Culminância do Projeto:
ü  Apresentação dos resultados

4- Resultados e Conclusões:

                  Considerando-se que as atividades ainda estão sendo desenvolvidas, ainda não se pode concluir que o projeto tenha alcançado todos os objetivos propostos. Entretanto, até o momento tanto a professora como os alunos estão motivados a realizar as atividades tendo em vista que a aula passou a ser mais participativa e dinâmica pelo uso dos recursos tecnológicos.

REFERÊNCIAS:

AMARAL, Emília. Et al. Novas Palavras Português - Ensino Médio. Volume Único. São
Paulo, FTD, 2006.

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. Curso de Formação Continuada em. Módulo Gestão
Integrada de Mídias na Educação (CD ROM). Universidade Federal do Maranhão –
UFMA, 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário