TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Nome das cursistas: Albertina Linhares, Celine Azevedo, Deuzanira
Montelo, Mª José Cordeiro
Tutora: Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa
1-
Descrição do Projeto:
Tema:
As TIC como ferramentas
auxiliares no processo de ensino e aprendizagem: Uma proposta interdisciplinar
com hipertexto.
Conteúdos:
ü
Leitura e
Produção Textual
ü
Edição de Textos
orais e escritos
ü
Análise e
reflexão sobre a língua
ü
Gêneros Textuais
ü
Coerência e
Coesão Textual
ü
Tempos verbais
ü
Níveis de leitura
de um texto literário
ü
A Narrativa e
Tipos de Narrador
ü
Gêneros
Literários
Objetivo Geral:
Ø
Utilizar as
Tecnologias de informação e Comunicação – TIC, como ferramentas auxiliares no
processo de ensino e aprendizagem.
Objetivos Específicos:
Ø Desenvolver atividades variadas, em algumas
disciplinas do Currículo do Ensino Médio, a fim de incentivar o uso das TIC no
espaço escolar;
Ø Integrar as
diversas disciplinas do Currículo, no sentido de enriquecer os conteúdos a
serem abordados em sala de aula.
Recursos:
Ø Computador com Internet - para pesquisas
complementares, digitação e edição de imagens e textos;
Ø Material impresso - livros didáticos e paradidáticos,
revistas em quadrinhos e jornais, para leituras e pesquisas;
Ø TV e DVD - para exibição dos filmes e documentários;
Ø Filmes, a serem indicados pelos professores, com as
temáticas a serem trabalhadas;
Ø Documentários – pesquisas complementares sobre a vida
de Carlos Drummond de Andrade e a história das personagens citadas no texto;
Ø
CDs de músicas –
para audição das músicas a serem trabalhadas
Avaliação:
A
avaliação deve ser feita em todas as atividades propostas na disciplina, onde
se deve verificar os avanços e retrocessos, a fim de intervir no momento certo
e evitar os possíveis fracassos, caso os alunos não sejam bem orientados.
Deve-se levar em consideração a criatividade dos alunos, a pró-atividade, o
trabalho individual e em grupo, além da absorção dos conteúdos estudados.
2- Características da Turma:
Este projeto está sendo
desenvolvido em 4 etapas:
1-
Atividades em sala de
aula;
2-
Atividades na sala de
vídeo;
3-
Atividades no LIED;
4-
Apresentação dos
resultados, culminância.
Tendo
como público-alvo os 35 alunos da 1ª série do Ensino Médio do CE Wady Fiquene-
CAIC, com orientação das professoras multiplicadoras Albertina, Celine,
Deuzanira e Mª José.
3- Desenvolvimento:
1ª Etapa
ü Atividades
em sala de aula: leitura e interpretação do texto com a análise das ações
descritas em cada estrofe do poema, identificação das personagens e fatos
narrados, etc.
ü Identificação
dos contextos apresentados no texto relacionando com o contexto atual.
2ª Etapa:
No LIED:
ü Pesquisa sobre a biografia do autor, pesquisa
em outros formatos tais como: vídeos, ilustrações.
ü Digitação
de texto – paródias e paráfrase, quadrinhos e charges;
ü Criação
de slides com ilustrações das personagens e fatos narrados.
3ª Etapa:
Na Sala de Vídeo:
Apresentação dos slides e
vídeos dos alunos;
4ª Etapa:
Culminância do Projeto:
ü
Apresentação dos
resultados
4- Resultados
e Conclusões:
Considerando-se que as atividades ainda estão sendo
desenvolvidas, ainda não se pode concluir que o projeto tenha alcançado todos
os objetivos propostos. Entretanto, até o momento tanto a professora como os
alunos estão motivados a realizar as atividades tendo em vista que a aula
passou a ser mais participativa e dinâmica pelo uso dos recursos tecnológicos.
REFERÊNCIAS:
AMARAL, Emília. Et
al. Novas Palavras Português - Ensino Médio. Volume Único. São
Paulo, FTD, 2006.
MÍDIAS NA
EDUCAÇÃO. Curso de Formação Continuada em. Módulo Gestão
Integrada de
Mídias na Educação (CD
ROM). Universidade Federal do Maranhão –
UFMA, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário