sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TRABALHO IFMA LINK III


Livro: Metodologia do Trabalho Científico
 Autor:  Antônio Joaquim Severino
Resumo do Capítulo III  - Teoria e prática científica
LINKS da Apresentação de slides

Celine Maria de Sousa Azevedo
 
Set./2011
IV- DIALÉTICA: (INTERAÇÃO SOCIAL)

1.    TOTALIDADE
A inteligibilidade das partes pressupõe sua articulação com o todo; no  caso, o indivíduo não se explica isoladamente da sociedade.

2.     HISTORICIDADE
O instante não se entende separadamente da totalidade temporal do movimento, ou seja, cada momento é uma articulação de um processo histórico mais abrangente.

3.    COMPLEXIDADE
O real é simultaneamente uno e múltiplo (unidade e totalidade), multiplicidade de partes, articulando-se tanto estrutural quanto historicamente, de modo que cada fenômeno é sempre resultante de múltiplas determinações que vão além da simples acumulação, além do mero ajuntamento. Um fluxo permanente de transformações.

4.    DIALETICIDADE
O desenvolvimento histórico não é uma evolução linear, a história é sempre um processo complexo em que as partes estão articuladas entre si de formas diferenciadas da simples sucessão e acumulação.

5.     PRAXIDADE
Os acontecimentos, os fenômenos da esfera humana, estão articulados entre si, na temporalidade e na espacialidade, e se desenvolvem através da prática, sempre histórica e social, e que é a substância do existir humano.
6.    CIENTIFICIDADE
Toda explicação científica é necessariamente uma explicação que explicita a regularidade dos nexos causais,articulando, entre si, todos os elementos da fenomenalidade em estudo. Só que esta causalidade, para a perspectiva dialética, se expressa mediante um processo histórico-social, conduzido por uma dinâmica geral pela atuação de forças polares contraditórias, sempre em conflito.
7.    CONCRETICIDADE
Prevalece a empiricidade real dos fenômenos humanos, donde decorre a precedência das abordagens econômico-políticas, pois o que está em pauta á a prática real dos homens, no espaço social e no tempo histórico, práxis coletiva.
REFERÊNCIAS:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário