sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TRABALHO IFMA LINK IV


Livro: Metodologia do Trabalho Científico
 Autor: Antônio Joaquim Severino
Resumo do Capítulo III - Teoria e prática científica
LINKS da Apresentação de slides

Celine Maria de Sousa Azevedo
 
Set./2011
VI. COM REFERÊNCIA À NATUREZA DAS FONTES A PESQUISA PODE SER:

1.    PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
É aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. (...) O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos analíticos constantes dos textos.

2.    PESQUISA DOCUMENTAL
Tem-se como fonte documentos no sentido amplo, ou seja, não só documentos impressos, mas sobretudo de outros tipos de documentos, tais como jornais, fotos, filmes,gravações, documentos legais. Nestes casos, os conteúdos dos textos ainda não tiveram nenhum tratamento analítico, são ainda matéria-prima, a partir da qual o pesquisador vai desenvolver sua investigação e análise.

3.     PESQUISA DE CAMPO
O objeto/fonte é abordado em seu meio ambiente próprio. A coleta de dados é feita nas condições naturais m que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados, sem intervenção e manuseio por parte do pesquisador.


VII. QUANTO AOS OBJETIVOS A PESQUISA PODE SER:

4.     PESQUISA EXPLORATÓRIA
Busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto. Na verdade, ela é uma preparação para a pesquisa explicativa.



5.     PESQUISA EXPLICATIVA
É aquela que além de registrar e analisar os fenômenos estudados, busca identificar suas causas, seja através da aplicação do método experimental/matemático, seja através da interpretação possibilitada pelos métodos qualitativos.
REFERÊNCIAS:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário