sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TRABALHO IFMA LINK V


Livro: Metodologia do Trabalho Científico
 Autor:  Antônio Joaquim Severino
Resumo do Capítulo III  - Teoria e prática científica
LINKS da Apresentação de slides

Celine Maria de Sousa Azevedo
 
Set./2011
VIII. TÉCNICAS DE PESQUISA
1.    DOCUMENTAÇÃO
É toa forma de registro e sistematização de dados, informações, colocando-os em condições de análise por parte do pesquisador. DOCUMENTO: Em ciência, documento é todo objeto (livro, jornal, estátua, escultura, edifício, ferramenta,túmulo,monumento, foto, filme, vídeo, disco, CD etc.) que se torna suporte material (pedra, madeira, metal, papel etc.) de uma informação (oral, escrita, gestual, visual, sonora etc.) que nele é fixada mediante técnicas especiais (escritura, impressão, incrustação, pintura, escultura, construção etc.). Nessa condição, transforma-se em fonte durável de informação sobre os fenômenos pesquisados.

2.    ENTREVISTA
Técnica de coleta de informações sobre um determinado assunto, diretamente solicitadas aos sujeitos pesquisados. Trata-se, portanto, de uma interação entre pesquisador e pesquisado.

3.    ENTREVISTAS NÃO-DIRETIVAS
Por meio delas colhem-se informações dos sujeitos a partir do seu discurso livre. O entrevistador mantém-se em escuta atenta, registrando todas as informações e só intervinda discretamente para, eventualmente, estimular o depoente.

4.    ENTREVISTAS ESTRUTURADAS
São aquelas em que as questões são direcionadas e previamente estabelecidas, com determinada articulação interna. Aproxima-se mais do questionário, embora sem a impessoalidade deste.

5.    HISTÓRIA DE VIDA
Coleta de informações da vida pessoal de um ou vários informantes. Pode assumir formas variadas: autobiografia, memorial, crônicas, em que se possa expressar trajetórias pessoais dos sujeitos.

6.     OBSERVAÇÃO
É todo procedimento que permite acesso aos fenômenos estudados. É etapa imprescindível em qualquer tipo ou modalidade de pesquisa.

7.     QUESTIONÁRIO
Conjunto de questões, sistematicamente articuladas, que se destinam a levantar informações escritas por parte dos sujeitos pesquisados, com vistas a conhecer a opinião os mesmos sobre os assuntos em estudo.

REFERÊNCIAS:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário