quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Atividade 3.7 – Curso TIC - 2015

Atividade 3.7 – Diário de Bordo
                    A participação neste curo tem sido uma experiência muito rica, pois nos coloca diante de situações do cotidiano escolar que nos fazem refletir acerca da nossa postura como educadores, frente aos avanços da Sociedade do Conhecimento. Na perspectiva de repensar o perfil dos entes que formam a comunidade escolar, sobretudo, o papel do professor e do aluno, observa-se que ensinar e aprender são ações que também se modificam com a evolução da Sociedade, por isso, as discussões sobre Currículo, Tecnologias e Projetos, são importantes para podermos pensar e agir em prol de uma Educação que realmente faça sentido nos dias atuais. 
                 Demo (2008), ressalta que “O século XXI exige novas habilidades das pessoas e sociedades, em especial novas alfabetizações, que desbordam de muito as tradicionais, tal como manejar devida fluência tecnológica, em especial autoria. Aproveitando plataformas da web podemos promover o exercício da autoria, desde que saibamos usá-las como ferramentas de produção de texto. “ 
Nesse contexto, o Curso TIC possibilitou a todos, vivenciar teoria e prática do uso das tecnologias, aplicadas ao Currículo, como forma de incentivar e preparar os professores, para uma atuação mais eficaz dentro e fora das salas de aula. Usar os recursos tecnológico em sala de aula, requer muito planejamento, adequação de materiais, tempo de estudo, enfim, carece de muita atenção por parte do professor e, talvez por isso, muitas pessoas ainda sejam resistentes a usá-las. Para mim, as tecnologias são aliadas, não consigo mais desenvolver algumas atividades, sem seu uso. Trabalho com Tutoria Online, faço cursos em plataformas virtuais, como este, por exemplo, além disso, mantenho contato com várias pessoas, nas redes sociais. 
                 O conteúdo do curso é muito bom, está bem organizado nas unidades, penso que as atividades é que precisam ser melhor organizadas, há atividades bem parecidas que poderiam ser reduzidas a uma só. Além disso há fóruns que requerem atividades grandes, como esboço de projeto, por exemplo, nesses casos, penso que seria melhor que a atividade fosse postada na ferramenta Portfólio. Quanto a atuação na tutora, não tenho nada a reclamar, pois a mesma mostrou-se sempre muito solícita e incentivou a turma, indagando, enviando lembretes, postando as atividades, etc. 

Celine Azevedo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário