Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Cursista: Celine Maria de Sousa Azevedo
Turma: TIC 2015
Atividade 4.3 – Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.
Em: A Escola e o mundo midiatizado, o autor Sílvio da Costa Pereira,
chama a atenção para o fato de que as tecnologias estão por toda a parte,
influenciando todos os aspectos da sociedade, transformando o cotidiano das
pessoas, que passam a se comportar de acordo com as demandas da Sociedade da
Informação. Entretanto, o autor evidencia que é preciso não só incorporar as
tecnologias às atividades do dia-a-dia, é preciso refletir a respeito de seus
usos e potencialidades de utilização.
Pereira destaca, ainda, que é necessário
refletir sobre a presença dos modernos meios de comunicação em nossas vidas,
para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa. Nesse
sentido, é preciso que não só a escola, mas a família e outros grupos sociais e
meios de comunicação, como espaços educativos e socializadores, tornem-se,
também, espaços de reflexão a respeito do papel político, cultural e econômico
das mídias. Torna-se necessário, portanto, entender as consequências do uso das
mídias nos espaços sociais, procurando entender o seu papel e de que forma
afetam a nossa vida, positiva ou negativamente.
Na escola, é preciso que os professores atentem para a utilização dos
recursos tecnológicos, como aliados, buscando utilizá-los adequadamente não
apenas como uma ferramenta qualquer, que facilita a condução didática da aula,
mas empregá-las como potencializadoras de novas aprendizagens tanto para o
aluno, quanto para o professor.
A análise cuidadosa da influência das TIC na sociedade atual, nos mostra
que a sua influência modificou as relações inter e intrapessoais, o que ocasionou
o aparecimento de novas formas de comunicação e relacionamentos baseados, quase
que na sua totalidade, em grupos virtuais, os quais podem ser acessados via
celular, computador, tablet, etc., tornando a “vida social” mais dinâmica no
que diz respeito à veiculação da informação, que torna-se mais rápida e atinge
um grande número de pessoas, de uma só vez.
Ao participar deste curso, tive a oportunidade de realizar atividades
utilizando os recursos disponíveis na escola, como o Datashow, o computador com
internet. O que pude perceber nas atividades desenvolvidas com os alunos, é que
os mesmos ficam mais interessados quando se usa um recurso diferente, em sala
de aula. Eles tem muito mais facilidades de interagir com as mídias, do que
nós, os professores, por isso, é viável deixá-los participar ativamente das
aulas, como parceiros, colaboradores.
Apesar de toda a influência das tecnologias, Pereira ressalta que muitos
professores ainda sentem-se inseguros em utilizar tais recursos, tendo em vista
que, muitos deles, ainda não receberam uma formação adequada para atuarem nesse
novo contexto.
Mas o que levar à sala de aula? Qual o melhor recurso? Bem, a esse
respeito, o autor pontua que não há mídia
que não possa ser usada na escola, portanto, cabe ao professor, adquirir os
conhecimentos necessários para adequar o uso deste ou daquele recurso, à
realidade da sua turma, ao seu contexto de sala de aula, aos seus objetivos de
aprendizagem, enfim, buscar aquilo que melhor se aplica àquilo que pretende
alcançar.
E então professor (a),
que mídia você vai utilizar?
REFERÊNCIAS
PEREIRA, Sílvio da Costa. Mídia-Educação no Contexto Escolar:
mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental
em Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91584/250763.pdf?sequence=1.
Acesso em: 20/10/2015.
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