quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Atividade 4.3 – Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Cursista: Celine Maria de Sousa Azevedo
Turma: TIC 2015

Atividade 4.3 – Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.
 
Imagem obtida na Internet
 Em: A Escola e o mundo midiatizado, o autor Sílvio da Costa Pereira, chama a atenção para o fato de que as tecnologias estão por toda a parte, influenciando todos os aspectos da sociedade, transformando o cotidiano das pessoas, que passam a se comportar de acordo com as demandas da Sociedade da Informação. Entretanto, o autor evidencia que é preciso não só incorporar as tecnologias às atividades do dia-a-dia, é preciso refletir a respeito de seus usos e potencialidades de utilização.
Pereira destaca, ainda, que é necessário refletir sobre a presença dos modernos meios de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa. Nesse sentido, é preciso que não só a escola, mas a família e outros grupos sociais e meios de comunicação, como espaços educativos e socializadores, tornem-se, também, espaços de reflexão a respeito do papel político, cultural e econômico das mídias. Torna-se necessário, portanto, entender as consequências do uso das mídias nos espaços sociais, procurando entender o seu papel e de que forma afetam a nossa vida, positiva ou negativamente.
Na escola, é preciso que os professores atentem para a utilização dos recursos tecnológicos, como aliados, buscando utilizá-los adequadamente não apenas como uma ferramenta qualquer, que facilita a condução didática da aula, mas empregá-las como potencializadoras de novas aprendizagens tanto para o aluno, quanto para o professor.
A análise cuidadosa da influência das TIC na sociedade atual, nos mostra que a sua influência modificou as relações inter e intrapessoais, o que ocasionou o aparecimento de novas formas de comunicação e relacionamentos baseados, quase que na sua totalidade, em grupos virtuais, os quais podem ser acessados via celular, computador, tablet, etc., tornando a “vida social” mais dinâmica no que diz respeito à veiculação da informação, que torna-se mais rápida e atinge um grande número de pessoas, de uma só vez.
Ao participar deste curso, tive a oportunidade de realizar atividades utilizando os recursos disponíveis na escola, como o Datashow, o computador com internet. O que pude perceber nas atividades desenvolvidas com os alunos, é que os mesmos ficam mais interessados quando se usa um recurso diferente, em sala de aula. Eles tem muito mais facilidades de interagir com as mídias, do que nós, os professores, por isso, é viável deixá-los participar ativamente das aulas, como parceiros, colaboradores.
Apesar de toda a influência das tecnologias, Pereira ressalta que muitos professores ainda sentem-se inseguros em utilizar tais recursos, tendo em vista que, muitos deles, ainda não receberam uma formação adequada para atuarem nesse novo contexto.
Mas o que levar à sala de aula? Qual o melhor recurso? Bem, a esse respeito, o autor pontua que não há mídia que não possa ser usada na escola, portanto, cabe ao professor, adquirir os conhecimentos necessários para adequar o uso deste ou daquele recurso, à realidade da sua turma, ao seu contexto de sala de aula, aos seus objetivos de aprendizagem, enfim, buscar aquilo que melhor se aplica àquilo que pretende alcançar.

E então professor (a), que mídia você vai utilizar?


REFERÊNCIAS


PEREIRA, Sílvio da Costa. Mídia-Educação no Contexto Escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91584/250763.pdf?sequence=1. Acesso em: 20/10/2015.

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