sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Atividade 4.7 – Auto avaliação + avaliação do curso

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Celine Maria de Sousa Azevedo

Atividade 4.7 – Auto avaliação + avaliação do curso
Imagem obtida na Internet.

 O Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, é um curso muito bom, dinâmico e que traz em sua grade curricular, inúmeras atividades de uso das tecnologias no contexto escolar, por isso, torna-se uma ótima oportunidade para os docentes se familiarizarem com as mídias, bem como, colocar em prática inúmeras teorias acerca da relação TIC e EDUCAÇÃO. 
     Com uma abordagem clara sobre as tecnologias na educação, o curso oferece subsídios teórico-metodológico-práticos, para que professores e gestores escolares compreendam o potencial pedagógico das TIC no processo de ensino e aprendizagem, dando-lhes a oportunidade de planejar estratégias que integrem os integrando recursos tecnológicos disponíveis na escola, na criação de situações de aprendizagem que levem os estudantes à cons­trução de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e nas habilidades esperadas em cada série, promovendo assim, situações de ensino que apri­morem a aprendizagem dos estudantes.
        Na Unidade 1 - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO,  contextualiza-se a tecnologia no contexto de vida do aluno, em casa, na escola e demais grupos, propiciando reflexões sobre a identidade do professor  e da necessidade de o mesmo ser um eterno aprendiz e estar em constante formação, instigando-o a observar seu fazer pedagógico, a situar suas ações no tempo e no espaço, a colocar-se como partícipe da revolução tecnológica, na medida em que, como educador, sentirá a necessidade de discutir as possibilidades de uso das tecnologias, recontextualizando seus conceitos e práticas pedagógicas pelo trabalho com projetos.
Na sequência, a Unidade 2 - INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA , ao apresentar a Internet como espaço de colaboração e de publicação, passível, inclusive, de ser um espaço destinado tanto para pesquisa como para publicação do que se faz na escola, coloca o docente diante de uma realidade que já é vivenciada pela maioria das pessoas.
          Os espaços de pesquisa e de colaboração na Internet, entre eles, a Wiki­pédia e blogs e os hipertextos, possibilitaram diversas discussões sobre os novos processos de leitura e escrita gerados e as prá­ticas pedagógicas correspondentes, evidenciando, mais uma vez, que a aprendizagem acontece em diversas realidades, em contextos reais e virtuais, que escrita e representação do pensamento acontecem em diversos formatos, cada vez mais dinâmicos.
                     Assim, na Unidade 3 - CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS, pode-se situar algumas questões levantadas nas Unidades anteriores, na abordagem sobre currículo, projeto e tecnologias. O planejamento e a aplicação de projetos com o uso das tecnologias, propiciam a ressignificação de currículo, o que leva a novas possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção de conhecimento.
Por fim, mas não menos importante, a Unidade 4 - PRÁTICA PEDAGÓGICA MÍDIAS DIGITAIS, apresenta  algumas possibilidades de exploração de mídias digitais, propiciando ao professor, conhecer algumas das novas possibilidades pedagógicas trazidas pelas mídias digitais, como os repositórios de mídias da Internet, como o Portal do Professor, estimulando, assim,  o uso de recursos de autoria em mídias digitais, como programas, equipamentos e linguagens, para a síntese e a expressão de conhecimentos cons­truídos no desenvolvimento de projetos.
Diante do exposto e, considerando-se a minha participação nas discussões em grupo e na prática das atividades desenvolvidas durante o curso, considero que tive uma boa participação, tendo em vista que utilizei as diversas ferramentas do curso, como os fóruns de discussão, o portfólio, o diário de bordo e o blog como recurso extra curso. Além disso, procurei interagir com as colegas mais próximas, presencialmente, para a execução de atividades em grupo, bem como, mantive contato com outros colegas, virtualmente, tirando dúvidas ou pedindo auxílio em algumas situações. A tutora Nazaré também teve um papel importante, incentivando, chamando a atenção para os prazos de postagem das atividades, auxiliando e tirando dúvidas sobre as atividades, enfim, estando sempre disponível para ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário