quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Atividade 4.1: Conhecendo objetos em multimídia.

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 2015.
Cursista: Celine Azevedo

Atividade 4.1: Conhecendo objetos em multimídia.
COIEDA
POP


BLOCO D'PASSO

         O vídeo COIEDA de Takagi Masakatsu, é um misto de sons e imagens dinâmicos, construídos pela sincronização de pontos, linhas, expressões, formas, cores e movimentos, que tornam as cenas e contrastes atraentes e impactantes. Ao assistir ao vídeo, tem-se a impressão de que a mente “voa”, os sentidos afloram e a nossa percepção fica mais acentuada, talvez essa seja a intenção do autor, fazer com que o telespectador “viagem” ao ver sua obra.  O vídeo é muito interessante pois possibilita soltar a imaginação com as formas geométricas e assim criar cores e expressões, proporcionando sensações fantásticas.
O segundo vídeo, Pop, do MysteryGuitarMan, mostra de forma criativa, como criar sons usando objetos simples, como os balões, por exemplo. Pode-se imaginar, quantos sons podem ser criados com os alunos, usando elementos presentes na sala de aula, basta usar a criatividade e muita força de vontade.
Para complementar os dois primeiros vídeos, o terceiro, Bloco d’Passo - Saltos no tempo, evidencia mais ainda, que com criatividade, pode-se fazer coisas belíssimas, usando objetos simples, ou o próprio corpo. Além disso, atividades como as desenvolvidas no vídeo, contribuem para o aprendizado do aluno, ensinando a ter disciplina, dedicação, harmonia, respeito as diferenças individuais e valorização profissional. Ensina, também, a importância do trabalho coletivo e que o sucesso é o resultado de muitos ensaios e erros.
Muito interessantes os três vídeos e podem servir como norte para quem pretende desenvolver atividades criativas, lúdicas, que utilizam tecnologias acessíveis e de fácil uso, que estão disponíveis nas escolas, a fim de estimular o aprendizado dos alunos, não só sobre os conteúdos de uma ou outra disciplina, mas, sobretudo, sobre valores, como cooperação, solidariedade, respeito, etc.

REFERÊNCIAS

MASAKATSU, Takagi. COIEDA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0S0xlbYcis0. Acesso em: 09/10/2015.

PENNA, Joe. MysteryGuitarMan. POP. Disonível em: https://www.youtube.com/watch?v=bx0riUDC17Q. Acesso em: 09/10/2015.

Saltos no tempo - Bloco d’O Passo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L3XlxbNxjqg. Acesso em: 09/10/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário