quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Atividade 4.5 – Mídias – Educação

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Celine Maria de Sousa Azevedo

Atividade 4.5 – Mídias – Educação


O acelerado ritmo de inovações tecnológicas e a convergência de informação e comunicação produziram a chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento. A chamada “Era do Conhecimento”, na qual estamos inseridos, é caracterizada pela presença cada vez mais constante e diária da tecnologia, seja para coisas bem simples como fazer compras, usando os cartões magnéticos (crédito/débito), seja acessando diversos tipos de sites, o que oportuniza às pessoas, uma série de possibilidades, inclusive, na questão da empregabilidade, tendo em vista que as rápidas mudanças em todos os setores da sociedade, exigem uma constante atualização profissional.
Além disso, esse conjunto de transformações aponta para a instauração de uma nova realidade para escola, pois são recriados seus processos de funcionamento, rompendo-se as barreiras de deslocamento e presença física de seus sujeitos e abrindo-se novas oportunidades interativas para a comunicação nas ferramentas típicas da virtualidade. Obviamente, essa atualização no cotidiano escolar traz consigo desdobramentos para a comunidade escolar, instaurando-se novas formas de convivência e operacionalização da intencionalidade educativa. No que diz respeito à docência, por exemplo, perde espaço o professor repassador de conhecimento e surge uma nova perspectiva.
Do lado discente, o sujeito precisa estar ciente de que está inserido em uma dinâmica onde ele não é um espectador. Pelo contrário, ele deve se envolver e usufruir do potencial comunicativo oferecido pelas ferramentas virtuais e pelas propostas de discussão colaborativa, buscando ir além da compreensão/memorização de conceitos isolados. Dessa forma, o educando possui a responsabilidade de situar o seu grau de aprendizagem e de (re)agir, ponderando seu nível de envolvimento com a (re)construção de seu conhecimento.
Diante de todas as reflexões a respeito das novas tecnologias no contexto educacional, pode-se concluir que os ambientes virtuais e todas as ferramentas disponíveis na web, podem ser utilizadas como ferramentas auxiliares do e no processo de ensino-aprendizagem. Porém, dada a multiplicidade de interações propiciadas pela Internet, é preciso cautela nas ações a serem desenvolvidas por professores e alunos e principalmente, que todos estejam preparados e saibam lidar com os ambientes interativos. 
É preciso, portanto, que todos os envolvidos no ato educativo, estejam “antenados”, aprendendo a manusear os objetos midiáticos utilizados no contexto educacional, procurando intervir no momento oportuno, para evitar que a tecnologia se transforme em instrumento de banalização do conhecimento, ao invés de instrumento de acesso ao mesmo.



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