Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com
as TIC
Cursista: Celine Maria de Sousa Azevedo
Atividade 4.5 –
Mídias – Educação
O acelerado ritmo
de inovações tecnológicas e a convergência de informação e comunicação
produziram a chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento. A chamada “Era
do Conhecimento”, na qual estamos inseridos, é caracterizada pela presença cada
vez mais constante e diária da tecnologia, seja para coisas bem simples como
fazer compras, usando os cartões magnéticos (crédito/débito), seja acessando
diversos tipos de sites, o que oportuniza às pessoas, uma série de
possibilidades, inclusive, na questão da empregabilidade, tendo em vista que as
rápidas mudanças em todos os setores da sociedade, exigem uma constante
atualização profissional.
Além disso, esse conjunto de
transformações aponta para a instauração de uma nova realidade para escola,
pois são recriados seus processos de funcionamento, rompendo-se as barreiras de
deslocamento e presença física de seus sujeitos e abrindo-se novas oportunidades
interativas para a comunicação nas ferramentas típicas da virtualidade.
Obviamente, essa atualização no cotidiano escolar traz consigo desdobramentos para a comunidade
escolar, instaurando-se novas formas de
convivência e operacionalização da intencionalidade educativa. No que
diz respeito à docência, por exemplo, perde espaço o professor repassador de
conhecimento e surge uma nova perspectiva.
Do lado discente, o sujeito precisa
estar ciente de que está inserido em uma dinâmica onde ele não é um espectador. Pelo contrário,
ele deve se envolver e usufruir do potencial comunicativo oferecido pelas
ferramentas virtuais e pelas propostas de discussão colaborativa, buscando ir
além da compreensão/memorização de conceitos isolados. Dessa forma, o educando
possui a responsabilidade de situar o seu grau de aprendizagem e de (re)agir,
ponderando seu nível de envolvimento com a (re)construção de seu conhecimento.
Diante de todas as
reflexões a respeito das novas tecnologias no contexto educacional, pode-se
concluir que os ambientes virtuais e todas as ferramentas disponíveis na web,
podem ser utilizadas como ferramentas auxiliares do e no processo de
ensino-aprendizagem. Porém, dada a multiplicidade de interações propiciadas
pela Internet, é preciso cautela nas ações a serem desenvolvidas por
professores e alunos e principalmente, que todos estejam preparados e saibam
lidar com os ambientes interativos.
É preciso,
portanto, que todos os envolvidos no ato educativo, estejam “antenados”, aprendendo
a manusear os objetos midiáticos utilizados no contexto educacional, procurando
intervir no momento oportuno, para evitar que a tecnologia se transforme em
instrumento de banalização do conhecimento, ao invés de instrumento de acesso
ao mesmo.
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