segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ATIVIDADE 4.2 – Navegando por vídeos e outras mídias

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC.
CURSISTA: Celine Maria de Sousa Azevedo
ATIVIDADE 4.2 – Navegando por vídeos e outras mídias

A nova interface do Portal do Professor, apresenta o link Multimídia e, dentro dele, os Recursos Educacionais. Neste mesmo link, tem-se acesso a: Coleções de Recursos, Sites Temáticos, Cadernos Didáticos, TV Escola ao Vivo e Videoteca TV Escola. Ao começar a pesquisa para realizar esta atividade, primeiramente, busquei vídeos no link de buscas, de forma generalizada, o que ocasionou o aparecimento de inúmeros arquivos, em diversos formatos, tendo em vista que não utilizei nenhuma categoria de classificação. Em seguida, ao clicar em “mais opções de busca”, tive acesso às categorias e pude escolher o que melhor se aplicasse ao que eu desejava encontrar. Assim, fiz minha busca escolhendo o “Nível de Ensino, explicitando o “Tipo de Pesquisa”; o “Componente Curricular”, o “Tema” e o “Idioma”, podendo, ainda, escolher entre sub-categorias, como a “Ordem de classificação”. 
De posse das informações acima, busquei um vídeo de Língua Portuguesa:  Expressão popular; análise de texto de Fernando Pessoa – Nossa Língua Portuguesa e, também, baixei o áudio: o Português popular brasileiro – Episódio I – Que música é essa?  - Bloco I. O áudio reproduz um programa de rádio, onde os concorrentes, dois universitários que cursam História, tentam descobrir qual é música após ouvir uma versão da mesma, a qual tem de estar relacionada ao tema do dia, no caso, música popular das décadas de 40 e 50. No Bloco I, a música trabalhada Um samba no Bexiga, de Adoniram Barbosa.
 Os dois recursos são muito bons para dinamizar as aulas de Língua Portuguesa e Literatura, pois tornam as aulas mais dinâmicas e envolventes, trabalhando não só questões relacionadas à Língua, mas também, a História, tendo em vista que, ao abordar a Língua em determinado contexto, torna-se necessário explorar um pouco sobre aquela realidade.
Ressalta-se, ainda, que todos os recursos do Portal do Professor, são acompanhados do Plano de Aula, com as especificações dadas pelos autores, tais como: Estrutura Curricular, Objetivos, Duração, Autor e etc.
Nota-se, portanto, que o Portal do Professor é um repositório de conteúdos educacionais, que precisa ser melhor explorado pelos educadores. Os inúmeros recursos ali disponíveis, se adequados à realidade de cada sala de aula e colocados em prática, tornar-se-ão excelentes “ferramentas” de suporte ao/no/do processo de ensino e aprendizagem. Os Recursos Educacionais, a TV Escola e outros recursos do Portal, são uma rica fonte de pesquisa para todos os educadores e mostram que cada vez mais, na Sociedade do Conhecimento, é preciso que esses profissionais estejam mais envolvidos com as inovações tecnológicas, com os recursos multimídia, enfim, que saibam inovar, motivar e interagir com os educandos, numa constante troca de saberes, na aprendizagem colaborativa. Visite os recursos citados, nos links abaixo:












Nenhum comentário:

Postar um comentário